top of page

A "FARMATIZAÇÃO" do Fitness


Apesar de não concentrar meus pensamentos de forma intensiva no mercado fitness, pois minha atuação é na área aquática, especificamente no segmento escola de natação e com foco na natação infantil, me interesso também, por entender o mercado de forma mais ampla e, por isso, me arrisco a oferecer a minha pensata sobre tudo que tenho acompanhado nestes anos no mercado e como ele pode se desenvolver. Aí vai:


Observem o que aconteceu com o setor de farmácias na última década. Cresceu muito e se concentrou em poucas redes. Hoje há farmácias, praticamente, em todas as esquinas, mas a farmácia de bairro "de dono" está sumindo.


O que tem crescido, com donos farmacêuticos, é a farmácia de manipulação, como campo de atuação de empresas independentes. Ou seja, para sobreviver, os menores estão buscando a especialização, mesmo que algumas redes também estejam mirando esse segmento.


Academias no formato que ainda é o "core" do mercado, devem ser um campo de poucos e grandes grupos, abastecidos por investidores, com capacidade de investimento intensivo e com retorno de longo prazo.


Para os indivíduos que desejam participar desse mercado, vai restar a parceria com os grandes (como franqueado, pequeno acionista, etc.) ou encontrar seu oceano azul para fugir da carnificina que deve ser provocada pelos tubarões, a exemplo das farmácias.


Olhar para o varejo tradicional como um antecipador de tendências para o mercado fitness, tem se mostrado uma boa estratégia. Entender os movimentos dos diferentes segmentos varejistas, que tenham algum parentesco com o fitness, pode gerar subsídios e orientar nas ações estratégicas, fazendo diferença para a permanência e o crescimento no mercado.


Enfim, não aposto todas as minhas fichas na "farmatização" do fitness, mas dá para colocar uma quantidade razoável de fichas nessa possibilidade, por isso, para quem busca a perenização no mercado, um caminho é se inspirar "fora da casinha" e buscar referências e tendências em outros setores de atividade. É necessário antecipar os movimentos e não ser apenas um seguidor, ou seja, mais um no oceano vermelho.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page