O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.
O INATI tem como missão criar condições para que o mercado se desenvolva através da disseminação de informação, no fomento a pesquisa, na formação de profissionais, na preservação da história e no reconhecimento dos profissionais que atuam na Natação Infantil.

Congresso Brasileiro
de Natação Infantil
Acompanhe tudo aqui!
Veja as fotos do CBNI 2024
Breve histórico
Fruto de um sonho acalentado por muitos anos, o Congresso Brasileiro de Natação Infantil se materializou em 2008, na edição histórica realizada no Campus Vergueiro da Universidade Paulista com a presença de cerca de 500 profissionais de várias partes do Brasil.
Mas, para chegar a essa primeira edição, a trajetória não foi fácil e muita desconfiança do mercado teve que ser vencida, pois nas tentativas de parcerias e apoios, muitos “nãos” foram ouvidos e até algum deboche fez parte dessa saga para organizar um evento tão focado. O maior deles foi proferido por um organizador de eventos, expresso no seguinte diálogo: “Vocês querem organizar um evento só para natação? Estão loucos!” A resposta foi: “Não, o senhor não entendeu, queremos organizar um evento exclusivo para a natação infantil.” E a tréplica do organizador para arrematar sua inteira descrença na iniciativa: “Realmente, vocês são loucos, boa sorte”.
Porém, a busca teve fim quando encontramos o Marcos Tadeu da Alliance Fitness, o parceiro adequado para nos ajudar na parte operacional e viabilizar esse evento que, ao longo dos anos, se consolidou no Brasil e no exterior como referência nos aspectos de conteúdo, relacionamento, organização e número de participantes, transformando-se em modelo para muitos outros eventos no país e em outras partes do mundo.
O Congresso Brasileiro de Natação Infantil teve até a sua quinta edição a chancela, daquela que era a principal entidade da natação infantil no mundo, a WABC – World Aquatic Babies and Children). Com a mudança de enfoque da WABC, a partir da sexta edição, resolvemos valorizar a marca CBNI com o endosso do INATI – que surgiu em 2011 como resposta a necessidade do mercado, que precisava de uma instituição que trabalhasse e comunicasse sobre natação infantil e segurança aquática de forma contínua e mais abrangente.
O CBNI já trouxe palestrantes da Austrália, Argentina, México, Portugal, EUA, Canadá, Espanha, Nova Zelândia, Suécia, Alemanha, Inglaterra, França e Itália para oferecer um acervo de informações multifacetado colaborando para a formação mais ampla dos participantes. A mescla de palestrantes internacionais com nomes relevantes do cenário nacional da natação infantil, e profissionais de áreas da saúde que oferecem informações complementares para a atuação do professor, vem se mostrando muito importante para o alto grau de satisfação dos congressistas ao longo das 12 edições realizadas até 2022.
Por fim, o CBNI com seu formato pioneiro e características particulares vem contribuindo no desenvolvimento dos profissionais, consequentemente, refletindo no mercado de natação infantil, para alcançar o patamar de excelência desejado, e assim, ampliando o respeito e valorização dessa atividade, tão necessária para o desenvolvimento global e a segurança das crianças brasileiras.
1º CBNI – WABC Brasil
07 a 09 de novembro de 2008
Local: Campus UNIP Vergueiro
Palestrantes e temas
• Monica Anzueto (México) – Panorama internacional de natação para bebês e infantil.
• Samira Cardoso Bohadana (Otorrinolaringologista) – Aspectos médicos na natação infantil.
• Sandra Rossi Madormo – Levantamento de dados: A influência da natação na saúde dos bebês.
• Denise Araujo – Criatividade na natação infantil.
• Egle Ribeiro Luz – “Alfabetização” do corpo na água.
• Fabricio Madureira – Fisiologia da imersão de bebês e crianças.
• José Maria Fontanelli – Como lidar com os pais na natação infantil.
• Juliana Janssen Barbosa – Musicalização na natação infantil.
• Cacilda Velasco – Trabalhando com crianças e bebês com deficiência.
• Sandra e equipe dos professores da Via Esporte – Apresentação prática de aulas com bebês e crianças na piscina.
• Alberto Klar – Como deve ser realizado um trabalho de base na natação infantil.
• William Urizzi – A influência da natação no desenvolvimento da autoestima e da personalidade de bebês e crianças.
Cursos
• Sandra Rossi Madormo – Estimulação aquática para bebês de 03 meses a 03 anos.
• Dr. Claudio José Albuquerque e Silva – Programa de segurança para emergências médicas em academias – Médico especialista
em medicina esportiva.
_________________________________________________________________________
2º CBNI – WABC Brasil
16 a 18 de abril de 2010
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Rafaele Madormo e Sandra Rossi Madormo – Como anda o mundo da natação infantil
• Martha Sanz e Magdalena Sanz (Argentina) – A organização da função respiratória e a água.
• Marlise Paes da Cunha de Magalhães Geri – Metodologia da escola de natação Energia – da aprendizagem a competição.
• Sandra Rossi Madormo – Banho, prazer e natação
• Cybele dos Reis Guimarães - Palestra do participante* – Processos pedagógicos na natação infantil.
• Marcelo Baboghluian (Médico Esportivo) – Efeitos físicos e emocionais da cobrança de resultados precoces.
• Beatriz Padovan (Fonoaudióloga) – A influência da natação infantil no andar, falar e pensar.
• Fernando Cesar de Barros (Otorrino), Maria Lúcia Contreras (Psicóloga), Luciana Mendonça Silva (Nutricionista), Rosely
Pereira Rangel Fraga Burgo (Pediatra) e Beatriz Padovan (Fonoaudióloga)
- Mesa redonda: Natação e saúde.
• Jocian Machado Bueno – Natação infantil para hiperativos e Síndrome de Down.
• Renata Rodrigues – A influência da postura profissional sobre o processo de aprendizagem.
• Shawn Tomlinson (Inglaterra) – Método Birthlight.
VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL SE ENTRELAÇAM
Cursos
• Sandra Rossi Madormo – Brincar é coisa séria
• Fabrício Madureira – Natação infantil e a interação entre ciência e prática: Uma parceria de motivação e sucesso profissional
• Martha Sanz e Magdalena Sanz (Argentina) – Natação para gestantes e natação precoce 0 a 3 anos
__________________________________________
3º CBNI – WABC Brasil
25 a 27 de março de 2011
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Beatriz Loureiro – Substratos neurofuncionais da Psicomotricidade e a natação infantil.
• David Szpilman – Diretrizes internacionais de primeiros socorros na água.
• Chlerismar Ferreira – Palestra do Participante* - Programa Criança Movimente-se Mais.
• Karen Camargo e Sandra Rossi Madormo – A arte de administrar a relação com os pais.
• Lulu Cisneros (México) – Natação infantil na América do Norte.
• Marcia Daskal (Nutricionista) – Natação, alimentação e desenvolvimento.
• Roseli Lepique (Musicista) – A importância da Música na Natação para bebês e crianças.
• Fernando Cauduro – Como fazer a transição do aprendizado para a competição.
• Marcelo Augusto Lopes – A nova visão da natação infantil em uma academia de rede: Competition.
Cursos
• Luzimar Teixeira – Natação infantil e problemas respiratórios.
• Jocian Machado Bueno – Como trabalhar com crianças com déficit de atenção, hiperatividade e síndrome de Down nas aulas regulares
de natação.
• Lulu Cisneros (México) – Natação para bebês e crianças até 12 anos.
__________________________________________
4º CBNI – WABC Brasil
23 a 25 de março de 2012
Local CCR
Palestrantes e temas
• Robert Strauss (EUA) – Tipos de trabalhos na natação infantil nos EUA.
• Claudia Galvani – Fatores que regulam a atenção tônica no processo de aprendizagem da natação.
• Keila Ruttnig Guidony Pereira - Palestra do Participante* – Influência de atividades aquáticas no desenvolvimento motor de bebês.
• Paulo de Oliveira – Natação e problemas respiratórios.
• Fabrício Madureira – Tempo de descanso entre as atividades fundamentado na fisiologia para potencializar a aprendizagem.
• Leandro Kao (Consultor organizacional) – Quais são e como lidar com os temperamentos das crianças.
• Paulo Poli – A relação entre habilidades motoras fundamentais e habilidades aquáticas fundamentais na busca da autonomia aquática.
• Célio Amaral – Metodologia Amaral na natação infantil.
• Ana Claudia Ribeiro – Como as atividades lúdicas podem influenciar na aprendizagem das crianças.
Cursos
• Claudia Galvani (Pedagoga e psicomotricista) e Sandra Rossi Madormo – Fundamentação psicomotora na natação infantil.
• Robert Strauss (EUA) – Metodologia Robert Strauss na natação para bebês e infantil.
• Rafaele Madormo e Karen Zebine Cueto Camargo – Coordenação em Natação: tão simples, tão complicado.
• Robert Strauss (EUA) – Aprendizagem e aperfeiçoamento dos nados.
__________________________________________
5º CBNI – WABC Brasil
22 a 24 de março de 2013
Local Campus UNIP Vergueiro
Palestrantes e temas
• Jim Spiers e David Gorman – (EUA) – Quais os princípios da fundação Safer 3 para a redução dos afogamentos.
• Jorge Dias - Palestra do participante* – Desenvolvimento de aparato de suporte a locomoção aquática de bebês e crianças de 5
meses a 6 anos de idade.
VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL SE ENTRELAÇAM
• Ana Paula Cavalcante Vilanova e Juliana Ferreira Campos – Palestra do participante* – Natação, Psicomotricidade Aquática e o
Autismo.
• Ernani Xavier Filho (Piraju) – Bases teóricas e metodológicas da natação – do bebê à primeira infância.
• Alex Pussieldi (EUA) – Sistema americano de ensino da natação da iniciação à competição.
• Rafaele Madormo – Resultado da pesquisa Early Years Swimming e A Maior Aula de Natação do Mundo.
• Camila Cristina Bruno Costa – Estrutura filogenética do movimento.
• Lana Whitehead (EUA) – O movimento como chave para o aprendizado precoce.
• Cacilda Velasco – A influência das propriedades da água no processo de aprendizagem na natação.
• Mauro Maniglia - Metodologia de ensino Escola Mergulho Sport Center – Araxá.
• Paulo Henrique Bonacella – Administrando relações.
Cursos
• Juliana Barbosa – A musicalização no estímulo e aprendizado aquático para bebês e pré-escolares.
• Renata Rodrigues – Virei Coordenador, e agora?
• Alberto Klar e Leonardo Damasceno – Fase de transição da natação infantil dos 8 aos 12 anos.
__________________________________________
6º CBNI
11 a 13 de abril de 2014
Local CCR
Palestrantes e temas
• Rafaele Madormo e Sandra Rossi Madormo – Natação infantil, um mercado em ação.
• Ivan de Marco – Professor de natação infantil: Uma carreira notável em uma atividade fundamental.
• André Soares Trindade – Palestra do Participante* - Quais são as possibilidades do autista na Natação?
• Maria Lucia Contreras (Psicóloga) – Como o professor de natação deve lidar com esta nova sociedade?
• Jovir Luis Demari – Natação Pais e Filhos.
• Beatriz Esesarte (México) – O que a vivência de diferentes profundidades contribui no processo de aprendizagem da natação?
• Lorelei Dutra – Palestra do Participante* – Aula temática para bebês: cores.
• Leonardo Damasceno – O papel do lúdico e do brincar nas aulas para crianças.
• Egle Ribeiro Luz e Beatriz Luz Tannus – Proposta de exercícios de segurança para as aulas de natação infantil até 3 anos e a influência
da natação para bebês na segurança aquática.
• Walter Helena – Do bebê ao nadador juvenil. Como motivar competição em academias.
• Ana Paula de Melo Moreira – Conhecendo e trabalhando as inteligências múltiplas na natação infantil.
Cursos
• Leonardo Damasceno – Natação, desenvolvimento infantil e o planejamento de aulas
• Fernando Barros (Otorrinolaringologista) – Saúde e a natação infantil, Otites e Sinusites – O que o profissional de Educação Física
precisa saber
• Beatriz Esesarte (México) – Metodologia Acuarela de natação infantil
• Ednaldo Herculano de Miranda Junior (Mano) – Contribuição da multinatação no aprendizado e aperfeiçoamento técnico dos 4 nados.
__________________________________________
7º CBNI
10 a 12 de abril de 2015
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Carlos Santos e Eduarda Veloso (Portugal) – Características das diferentes formas de desenvolver as atividades aquáticas para bebês.
• Gustavo Borges – Reflexão da natação dos 8 aos 12 anos e sua história com a natação
• David Szpilman (Médico Intensivista) – Prevenção de acidentes em piscinas.
• Marcia Neder (Psicanalista) – As consequências de deixar a criança ser o centro da família.
• Juliana Miyaki da Silveira e Marcia Cristina Sanchez – Palestra do Participante* – Existe associação entre a prática de natação no
inverno e doenças respiratórias?
VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL SE ENTRELAÇAM
• Rafaele e Sandra Madormo – O Profissional de natação infantil – perfil e formação.
• Audrey de Cassia Pellegrini Correia – O primeiro Setênio da criança 0 a 7 anos.
• Carlos Santos e Eduarda Veloso (Portugal) – Características das diferentes formas de desenvolver as atividades aquáticas para bebês.
• Cristiano Pedroso (Psicólogo) – Capacidade de atenção e concentração da criança.
• Marcus Torres – O que é mais importante: Técnica ou Sensibilidade?
• Claudia Melen e Amilcar Pappiani – Transformando um problema em um diferencial competitivo – Sumaré Sports.
Cursos
• Carlos Santos e Eduarda Veloso (Portugal) – Metodologia de Natação Infantil – de 6 meses a 12 anos.
• Guilherme Zaniboni – Exercícios para portadores de problemas respiratórios e posturais.
• Wagner Tatsuya Moriyama (Pediatra Antroposófico) e Sandra Rossi Madormo – Natação psicomotora para Bebês.
Minicurso
• Silvia Bacci – Músicas psicomotoras.
__________________________________________
8º CBNI
8 a 10 de abril de 2016
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Denise Martins de Araújo, Ernani Xavier Filho, Juliana Janssen Barbosa, Paulo Poli, William Urizzi (mediador) Painel da ABPNI
– Profissional de natação infantil: considerações e perspectivas.
• Jurema Teixeira (Psicóloga) – Questões existenciais tanto do bebê quanto da criança e como podemos conciliar acolhimento e limites?
• Jocian Machado Bueno – Discutindo sobre metodologia e sobre uma aula ideal de natação infantil.
• Fabrício Madureira – Dez atitudes para ter sucesso no nadar
• Uwe Legahn (Alemanha) – Natação do bebê aos 12 anos.
• Ester Francisca Mende - Palestra do Participante* – A natação infantil e o desenvolvimento de valores morais.
• Dartel Ferrari de Lima (Fisioterapeuta) – Treinamento precoce e intenso em crianças e adolescentes.
• Ana Paula de Melo Moreira e Késia Medeiros – Metodologia Aquatop de 0 a 12 anos.
Cursos
• André Soares Trindade – Natação adaptada para crianças com necessidades especiais.
• Audrey de Cássia Pellegrini Correia – Como trabalhar o primeiro setênio nas aulas de natação.
• Karen Zebine Cueto Camargo – Descomplicando problemas e dúvidas gerados no dia a dia da academia na parte aquática.
• Magdalena Sanz (Argentina) – Ensinar a nadar cuidando da infância – do bebê aos 6 anos.
__________________________________________
9º CBNI
07 a 09 de abril de 2017
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Denise Martins de Araújo, Fabricio Madureira, Paulo Poli, Sandra Rossi Madormo (mediadora) – Painel da ABPNI – Imersão.
• André Trindade – Como e quando incluir crianças com deficiências nas aulas regulares de natação?
• Claudia Mendonça de Barros – Moralidade Infantil
• Ivan de Marco – Decifrando o engajamento nas aulas de natação infantil.
• Ulrika Faerch (Suécia) – Aulas de natação como relacionamento familiar.
• Fernanda Lima – Palestra do Participante* – A difícil arte de desconstruir.
• Cristiano Nogueira (Psicomotricista) – Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem.
• Renato Dourado – Estratégias para se trabalhar segurança aquática.
Cursos
• Sandra Rossi Madormo e Claudia Galvani (Pedagoga e psicomotricista)
– Proposta de sequência pedagógica na aprendizagem dos nados e suas justificativas psicomotoras.
• Ivan de Marco – A Construção da Felicidade no mundo das carreiras líquidas.
• Ana Claudia Ribeiro – As funções psicomotoras aplicadas às aulas de natação e como lidar com a afetividade, a agressividade e a comunicação.
VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL SE ENTRELAÇAM
Minicurso
• Wagner Moriyama (Pediatra Antroposófico) – Sistema imunológico
e as aulas de natação.
__________________________________________
10º CBNI
06 a 08 de abril de 2018
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Daniel Zylberberg (França) – Um bebê sozinho não existe.
• Leandro Kao (Consultor organizacional) – Despertar o humano no ser humano.
• Simone Santoro - Palestra do Participante* – Acquacraft.
• Ross Gage (Austrália) – Metodologia de natação australiana e segurança aquática.
• Wagner Tatsuya Moriyama (Pediatra) – A importância do brincar para a saúde e a formação da criança nas aulas de natação.
• Moema Gonçalves Mattar – Metodologia de natação da escola Nado Livre.
• Ana Paula Syqueira (Psicóloga) – Afeto, aconchego e a aula de natação.
Cursos
• Hugo Lavalle (Itália) – Natação do bebê ao pré-escolar crianças normais e deficientes.
• Jocian Machado Bueno – Os aportes na neuropsicologia para que a aprendizagem da natação infantil ocorra.
• Sandra Rossi Madormo e Fabricio Madureira – Imersão na imersão.
Minicurso
• Rafaele Madormo – Segurança Aquática
__________________________________________
11º CBNI
05 a 07 de abril de 2019
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Roseli Lepique (Musicista e Psicomotricista) – lançamento jingle
segurança aquática.
• Orlando Terre Camacho (Cuba) – Neurodesenvolvimento infantil
e potencial de inteligência.
• Rafaele e Sandra Madormo – Natação sem trauma: Um Movimento
internacional.
• Cacilda Velasco, William Urizzi de Lima, Alberto Klar, Paulo Poli
(Mediador) - PAINEL ABPNI – Natação Sem Trauma.
• Juan Antônio Moreno Murcia (Espanha) – Aprender a nadar naturalmente é tão eficaz quanto o ensino dirigido?
• Kevin Moran (Nova Zelândia) – Da habilidade de nadar à competência aquática: rumo a um futuro mais inclusivo na segurança aquática.
• Mauro Roriz dos Santos – Palestra Participante* – Aula temática para ensinar segurança aquática.
• Bruna Freitas dos Santos – Existe uma temperatura ideal da água, para as aulas de natação com bebês? Evidências e reflexões.
• Aurea dos Santos Mineiro – Meninas que nadam ficam com as costas mais largas quando comparadas às suas congêneres?
• Rinaldo e Siumara Luchesi – Projetos sociais em natação: transformando vidas – Academia do Bill.
Cursos
• Claudia Mendonça de Barros – Aptidão motora e natação.
• Ana Cristina Kiki Faria, André Soares Trindade, Fabiano Quirino
- Natação inclusiva: da iniciação a competição paralímpica.
• Claudia Alessandra Hoffelder – Neurociência e natação.
• Fabiano Quirino – Natação Paralímpica – Como receber este aluno e começar o trabalho.
Minicurso
• Thiago Budicin e Mirco Cevales – Quebrando paradigmas na formação esportiva das crianças de 8 a 12 anos.
__________________________________________
12º CBNI
08 a 11 de abril de 2022
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Liana Cristina Pinto Tubelo (Psicanalista) – Das emoções à consciência: neuroaprendizagem aquática
• Carolina Burnay (Portugal) – O paradigma do precipício aquático: abordagem da psicologia ecológica na prevenção de afogamento
em bebês.
• Denise Araújo, Jocian Machado Bueno, Fabricio Madureira e Renata Rodrigues (mediadora) – Painel ABPNI – Criatividade na
natação infantil: limites entre o ensino e o entretenimento.
VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL SE ENTRELAÇAM
• Rossane Wizer – Efeitos da idade e experiência no desenvolvimento da competência aquática em crianças de 36 a 72 meses.
• Claudia Hoffelder – Como as cadeias musculares se comportam na natação infantil.
• Nuno Batalha (Portugal) – Trabalhando a postura e evitando lesões de ombro em nadadores jovens
• Ana Cláudia Cesário Marchiotto - Palestra do Participante* – Estilos parentais e a prática esportiva da natação de crianças com
transtorno do espectro autista
• Daniela Wickbold Gancz (Pediatra) – Os benefícios da natação no aparelho respiratório da criança e quando seria aconselhável
não ir às aulas.
• Wagner Tatsuya Moriyama (Pediatra Antroposófico) – Três sistemas orgânicos da criança e do professor para manter a saúde
saudável.
Cursos
• Thiago Nunes Ferreira – Atualização técnica dos nados crawl e costas.
• Tarita Inoue (Fisioterapeuta e Psicomotricista) e Karen Zebine Cueto Camargo – Alterações sensório-motoras no autismo e a inclusão
nas aulas de natação.
• Rossana Pugliese – Bebê Aquático.
Minicurso
• Wagner Tatsuya Moriyama (Pediatra Antroposófico) – Os tipos
constitucionais e o desenvolvimento dos sentidos nas aulas de natação.
__________________________________________
13º CBNI
31 de março a 02 de abril de 2023
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Rita Pinto (Portugal) – Agregando valor na postura do profissional da natação infantil.
• Andrea Michele Freudenhein – Pesquisas em comportamento motor: Implicações para o ensino das habilidades aquáticas e suas
relações com a educação.
• Roberto Pavel, Rossana Pugliesi, William Urizzi e Claudia Melem - mediadora - PAINEL ABPNI – Natação com Saber.
• Adriana Bitelman (Psicóloga e Psicanalista) – Como melhorar o foco das crianças nas aulas de natação.
• Renata Tarevnic – Epigenética, como aplicar a ciência do DNA nas aulas de natação infantil.
• Adriana Bilteman, Rita Pinto e Sandra Rossi Madormo (mediadora)
– Mesa redonda – O comportamento dos pais gerando crenças comportamentais nas crianças.
• Rita Pinto (Portugal) – Ensino da natação infantil através da implicação ativa do aluno.
• Drielle Morton – Relação professor/técnico com a criança e os pais, na fase de transição da aprendizagem para a competição.
• Ana Maria Pinheiro – Avaliação como ferramenta de conexão Família-Escola e sua influência no nadar para vida.
Cursos
• Thiago Nunes Ferreira – Técnica dos nados peito e borboleta para crianças de 08 a 12 anos.
• Cristina Hamamura Moriyama (Fisioterapeuta) – Reflexos primitivos do bebê e integridade do SNC.
• Claudia Hoffelder – TDAH benefícios e como lidar com estas crianças nas aulas de natação.
Minicursos
• André Trindade e Karen Zebine Cueto Camargo – A Família como protagonista do desenvolvimento de crianças com TEA.
• Thiago Nunes Ferreira – Fisiologia aplicada de 07 a 12 anos nas aulas de natação.
__________________________________________
14º CBNI
05 a 07 de abril de 2024
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Rossana Pugliese, Fabricio Madureira, Ernani Xavier Filho - Mediadora: Sandra Rossi Madormo – PAINEL ABPNI – NATAÇÃO & CIÊNCIA.
• Juan Antônio Moreno Murcia (ESPANHA) – Conceituação da competência aquática para o século XXl.
• Wagner Tatsuya Moriyama (Pediatra Antroposófico) – A influência do profissional de natação infantil na saúde mental da criança.
• Andrea Michele Freudenheim – Desenvolvimento motor e implicações para programas de natação infantil.
• Flavia Teresa de Lima (Terapeuta ocupacional) – A influência do 87
VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL SE ENTRELAÇAM
Comportamento do professor na formação da moral na criança.
• Carolina Burnay (Portugal) – O efeito da natação para bebês no seu desenvolvimento e na prevenção do afogamento.
• Ana Claudia Ribeiro – A relação entre a profundidade das piscinas e a adaptação na natação infantil.
• Aline Miranda – O cérebro da criança nas aulas de natação infantil: O que as neurociências nos ensinam?
• Giuliano Esperança – Mergulhando no Bem-Estar do profissional: Construindo um Estilo de Vida que Reflete Qualidade e Equilíbrio
Mental.
• Cristina Ribas Esperança (Nutricionista) – Nutrição: Alimentando o corpo e a mente.
• Alexandra Baroli – Informações importantes no atendimento inicial na piscina com o público PcD.
• Guilhermo Santiago (Pesquisador sonoro) – Como Potencializar o Indivíduo “Professor e Criança” através da música.
Certificação
• Juan Antônio Moreno Murcia (Espanha) – Método MAC.
Curso
• Ana Cristina “Kiki” Faria e Sandra Rossi Madormo – Síndrome
de Down: a criança antes da síndrome e a potência do movimento.
__________________________________________
15º CBNI
04 a 06 de abril de 2025
Local: CCR
Palestrantes e temas
• Miren Oca (EUA) – Além da piscina: treinando professores de natação para habilidades e sucesso ao longo da vida
• Rita Pinto (Portugal) – Fundamentos para uma Educação Aquática respeitosa na Infância
• Kadu Monteiro – Desenvolvimento Motor e Natação: Abordagens Específicas para Crianças com TEA
• Victor Santos (Vitinho) e Fabiano Quirino – moderadora Sandra Rossi Madormo De bebê nadador a atleta paralímpico. Case da carreira
ascendente de Victor Santos
• Jocian Machado e Fabrício Madureira – Painel ABPNI - Qual é o nosso lugar ser humano (professor) dentro deste mundo tecnológico?
• Luciano Basso – Aprendendo a Nadar com a USP há 30 anos
• Thiago Ferreira (Peixe) – Como trabalhar para não causar prejuízos no desenvolvimento da criança de 06 a 08 anos nos nados peito
e borboleta?
• Claudia Galvani – A percepção e construção de imagem corporal no meio aquático
• Claudia Barros – Relação entre ansiedade, stress e comportamento motor na natação infantil
• Thiago Santiago Siqueira – A importância dos cuidados com a saúde mental do profissional de natação infantil.
Cursos
• Rita Pinto (Portugal) e Ana Ortiz (Uruguai) – Educação aquática preventiva
• Elisabete Cartolano – Biomecânica do movimento do bebê e a natação