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O Professor de Natação Infantil no papel de “agente de saúde da criança"

Atualizado: 3 de set. de 2022

Dos profissionais de saúde que uma criança, até a idade pré-escolar, deve ter ao seu lado nessa fase importantíssima da vida, qual ela mais visita?


Alternativas: Pediatra, Otorrino, Oftalmo, Profissional de Educação Física, Outro






É importante salientar que o Profissional de Educação Física é reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde como integrante da área da saúde desde 1997, mesmo antes da regulamentação da profissão. Dessa forma, quando ele atua como Professor de Natação Infantil, é óbvio concluir que será o profissional da equipe de saúde que acompanha a vida da criança, que terá mais contanto com ela, afinal, num mês serão, no mínimo, 4 aulas.


Essa é uma constatação baseada em fatos, mas para que o professor de natação infantil exerça esse papel de substancial importância na vida da criança, além dos benefícios que a atividade aquática já oferece, ele precisa se tornar um “especialista no centro e generalista no entorno”, expressão que uso para classificar alguém especializado em um assunto, mas que transita de forma aceitável por áreas relacionadas, se isso for de importância para seu aluno, mesmo que não sejam diretamente de sua responsabilidade.


Trazendo para dentro da piscina, na atuação do dia a dia: não há dúvida nenhuma que o Professor de Natação Infantil contemporâneo tem que saber muito bem a parte técnica do seu trabalho, também não há dúvida que ele precisa conhecer sobre o desenvolvimento global da criança nas diferentes fases, além disso, ter capacidade de se relacionar com as crianças e com os adultos, cuidadores da criança, com a linguagem adequada para cada público e com o tom conveniente para cada circunstância. E isso se complementa com um conhecimento básico dos aspectos de saúde que comumente estão presentes na vida da criança.


É sobre o aspecto saúde, do ponto de vista holístico, que o olhar treinado de um profissional pode significar uma diferença descomunal na vida da criança e da família. Saber quais são os marcos de desenvolvimento de uma criança, ou seja, os padrões desejados para determinado momento da vida dela, ou ainda observar pequenas anomalias comportamentais ou estruturais/funcionais, estabelecendo uma relação madura com o adulto responsável pela criança, alertando sem alarmar, informando o que percebeu sem diagnosticar, orientando e encaminhando. Essas atitudes geram o suporte inicial para a resolução ou pelo menos, para amenizar um possível problema detectado.


Para agir dessa maneira é necessário buscar conhecimento complementar, em quantidade suficiente para conseguir identificar situações fora da normalidade e servir como ponte para encaminhar os pais para o especialista adequado, se necessário. Agindo dessa maneira juntando o fato de ter, pelo menos, um contato semanal com cada criança e exercendo um olhar, que vai além dos aspectos técnicos envolvidos na aula, abrindo sua percepção para o aluno como um ser completo, física, social, emocional e cognitivamente, o professor de natação estabelece seu papel de conector, como o profissional de saúde mais próximo da criança e dos familiares, e exerce uma função fundamental, auxiliando as outras áreas da saúde, para que em conjunto, possam atuar na saúde e no desenvolvimento da criança.


Com esse posicionamento o Professor de Natação Infantil fortalece sua importância e entra no círculo de confiança que os pais se apoiam para cuidar da vida de seu filho, ganhando pontos importantes na sua reputação profissional.


E quando falamos em reputação temos que ter ciência que ela se constrói a partir de atitudes e posicionamentos consistentes e que se cria ao longo de uma jornada de muita dedicação.


Na dinâmica construída pela velocidade e abrangência das mídias sociais, muito tem se falado sobre ser um profissional referência, criando sua reputação utilizando diferentes ferramentas, com práticas e processos vendidos para centenas de pessoas, como se o processo padronizado de comunicação e venda via “rede” social do momento, conseguisse realizar a proeza de eliminar o trabalho árduo de construção de conhecimento e aplicação com sucesso na realidade do dia a dia, que efetivamente são os requisitos para ser percebido como alguém que tem algo a mais para ser observado e admirado, portanto sendo uma Autoridade para seus pares e clientes.


Em alguns casos essas fórmulas podem dar certo? Podem, mas para poucos, bem poucos, e, provavelmente, para pessoas que já tinham algo latente e que essa ferramenta acabou ajudando, porém se não houver consistência na entrega, será o famoso voo de galinha, que dura pouquíssimo.


Sendo assim, se você almeja ser um Professor de Natação Infantil Referência, reconhecido como Autoridade, a meu ver, a forma mais consistente é direcionar sua energia em ser alguém com uma visão de agente de saúde da criança, que além de ensinar a conviver muito bem no ambiente aquático e a nadar, oferece um suporte de atenção para cada criança e sua família, gerando admiração dos seus clientes, dos seus pares e do mercado.


Rafaele Madormo


*Quem quiser saber mais sobre os conhecimentos que julgamos necessários para o Professor de Natação Infantil contemporâneo, baixe a Roda da Evolução Profissional, Madormo & Madormo, 2015 Matriz_RodaEvolucaoProfissional.pdf (inati.com.br) edição revisada, 2019

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