Programação
9º Congresso Brasileiro de Natação Infantil

Abertura

13h30 – 14h10


Solenidade
Atração Musical
Entrega dos certificados para os expositores da sessão de pôsteres

Como e quando incluir crianças com deficiências nas aulas regulares de natação?

14h10 – 15h20

Prof. Ms. André Soares Trindade – Mogi das Cruzes

Nesta palestra iremos discutir as melhores estratégias para a inclusão de crianças com deficiências nas aulas de natação. O que fazer quando uma criança com deficiência chega na academia? Como podemos nos preparar? Como atender as expectativas dos pais? Todos os alunos com deficiência devem frequentar aulas regulares de natação?


Moralidade Infantil

15h20 – 16h30

Profª Claudia Mendonça de Barros – São Paulo

Nesta palestra discutiremos a respeito da importância dos limites e dos combinados para prover o asseguramento afetivo à criança durante as aulas de natação. Também serão apresentadas as fases do desenvolvimento moral, com sugestões de intervenções pedagógicas que favoreçam a construção da autonomia moral.


Decifrando o engajamento nas aulas de natação infantil

16h50 – 18h00

Ivan de Marco – São Paulo

Toda aula de natação infantil é uma situação muito especial de ensino e aprendizagem porque o contato divertido e desafiador com o meio líquido convoca constantemente todo o organismo da criança para novas descobertas, experiências e adaptações. Utilizando alguns dos conceitos fundamentais de Gameficação e de Storyteling, essa palestra apresenta aos profissionais que atuam diretamente com a natação infantil, uma sequência de estratégias e propostas de ação que fazem uso desse cenário único para alavancar o nível de engajamento das crianças durante uma aula de natação.


Painel da ABPNI (Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil)

18h00 – 19h10

Palestrantes: Cacilda Velasco, Claudia Melem e Fabrício Madureira.
Moderador: Alberto Klar.

Olhar sobre a prática da natação infantil: problemas e opções – aspectos ambientais, pedagógicos e comportamentais.

Swimmix: Jornada através da mudança – da natação de bebês até equipes competitivas

08h30 – 10h00 e
10h30 – 12h00

Ulrika Faerch – Suécia

Durante esta palestra eu vou levá-los em uma viagem emocional através da mudança, dos nossos bebês até os nossos nadadores qualificados, seus pais e para nós do meio aquático. Eu vou compartilhar o “porquê e o como” e dar-lhe informações valiosas, que você pode levar para a sua escola de natação, suas aulas e para a sua vida. Imaginem se juntos conseguirmos fazer a natação a atividade #1 na vida das pessoas e que ela possa beneficiar plenamente as crianças, seus pais e todos nós.


Palestra do Participante: A difícil arte de desconstruir

13h30 – 14h10

Fernanda Lima – São Paulo

Esta palestra tem o objetivo de levantar questões da neurociência “do por quê da fuga do novo”. Compreendendo isto, poderemos oferecer aulas com justificativas cientificas, ricas de conceitos e técnicas motivacionais.


Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem

13h10 – 15h20

Cristiano Nogueira – São Paulo

Nesta palestra iremos traçar as características de desenvolvimento infantil com um olhar psicomotor, contemplando o ser humano de maneira integral, na qual os três domínios humanos (Cognitivo, Afetivo e Motor) são vistos de maneira indissociada e em constante interação, para gerar uma melhor compreensão das fases do desenvolvimento favorecendo o planejamento, organização e didática das aulas de natação.


Estratégias para se trabalhar segurança aquática

15h20 – 16h30

Renato Dourado – Brasília

Meu objetivo é contar a minha trajetória como professor e proprietário de escolas de natação, explicar como surgiu meu interesse no assunto “afogamento aquático” e como isso mudou a missão das minhas empresas. Falar também sobre o trabalho instrutivo que desenvolvi nas escolas públicas e particulares do DF e junto às comunidades ribeirinhas do Rio Negro, no Amazonas, além de mencionar projetos futuros ligados ao tema “prevenção ao afogamento”.


Encerramento

16h30

© Copyright 2009-2013 INATI - Instituto de Natação Infantil. Todos os direitos reservados.