Abertura
13h30 ÀS 13h50
Pequenos nadadores e seus talentos
13h50 ÀS 14h10
Entrega dos certificados aos expositores dos pôsteres
14h10 ÀS 14h30
Reflexão da natação dos 8 aos 12 anos e a sua história com a natação
14h30 às 15h30
Gustavo Borges
Nesta palestra o medalhista olímpico Gustavo Borges abordará como este período é importante na vida social da criança e como o profissional deve agir para não desmotivá-la. O objetivo é que ela continue nadando e, quem sabe, se tornar uma atleta de natação. Gustavo vai contar como viveu este período de sua infância, o que isto impactou na sua opção como nadador e na criação da sua metodologia.
Prevenção de acidentes em piscinas
15h40 às 16h40
David Szpilman
Nesta palestra serão abordados os seguintes tópicos: segurança aquática especificamente em piscinas, estatísticas de afogamento em piscinas, procedimentos de prevenção, procedimentos em caso de acidentes, equipamentos necessários para as escolas de natação, esclarecimentos sobre a lei em tramitação no congresso e sobre a campanha Piscina + Segura.
As consequências de deixar a criança ser o centro da família
17h00 às 18h00
Marcia Neder
Além das complicações na vida dos filhos, como dificuldade de socialização e insegurança, deixar a criança comandar a dinâmica familiar pode prejudicar e muito o casal, além de atrapalhar todo o desenvolvimento da criança. Esta palestra abordará como os professores devem lidar com estes “reizinhos” e seus pais durante as aulas.
Palestra do Participante:
Existe associação entre a prática da natação no inverno e doenças respiratórias
18h10 às 18h40
Juliana Miyaki da Silveira e Marcia Cristina Sanchez
Não existe um consenso na literatura se a prática de natação no inverno aumenta a incidência de doenças respiratórias, por isso nosso objetivo foi: verificar se existe associação entre a prática de natação no inverno e doenças respiratórias, afim de oferecermos uma orientação multidisciplinar entre educadores físicos e médicos para os pais e diminuirmos a evasão das crianças nas aulas de natação neste período para mantermos a evolução do processo de aprendizagem da natação, índices satisfatórios de retenção, otimização da piscina e sua rentabilidade.
O profissional de natação infantil e a nova visão de sua importante missão
8h30 às 9h30
Sandra Rossi Madormo e Rafaele Madormo
A natação infantil tem ganho espaço no Brasil e no mundo e as demandas para os professores são diferentes do que eram há alguns anos. Quais as competências e postura necessárias para os profissionais que querem ter sucesso nessa nova realidade? A palestra vai ser norteada na busca da resposta a essa pergunta.
Características das diferentes formas de desenvolver as atividades aquáticas para bebês
9h40 às 11h10
Eduarda Veloso e Carlos Santos
Nesta palestra serão abordados diferentes programas de educação aquática para bebês, partindo de uma sistematização desenvolvida na França em 1991, à qual Carlos e Eduarda juntaram o conhecimento e experiência internacional que têm vindo a coletar, possibilitando assim, uma reflexão do profissional para se situar, face à avaliação e comparação das diferentes formas de trabalho propostas.
A importância de conhecer o primeiro e o início do segundo setênio para ministrar aulas de natação
11h30 às 12h30
Audrey de Cássia Pellegrini Correia
O objetivo é apresentar os pontos mais importantes do primeiro e segundo setênios, em relação ao desenvolvimento infantil, segundo Rudolf Steiner, e o impacto que o trabalho inadequado destas fases, pode acarretar na vida do ser humano.
O que é mais importante: técnica ou sensibilidade?
14h00 às 15h00
Marcus Torres
Será abordado o que isto influencia no processo de aprendizagem e aperfeiçoamento dos nados com o professor tendo conhecimento desta diferença. O objetivo do futuro atleta é o máximo de eficiência nos nados e para isso torna-se necessário dar a ele condições de experimentar e aprender o máximo do seu corpo na água.
Transformando um problema em um diferencial competitivo – Sumaré Sports
15h10 às 16h10
Claudia Melen e Amilcar Pappiani
Nesta palestra conheceremos o “case da piscina aquário” e quais situações que este ambiente diferenciado proporciona para as aulas. Também será abordada a metodologia da Sumaré Sports (divisão dos níveis, objetivos, como é realizada a mudança de nível). Além disso apresentaremos outras formas de atividades que tem como objetivo mais do que a natação (Semana da Sensibilização, Semana de Segurança Aquática, Semana da Natação em Silencio, Semana de Férias, Festa dos Pais, Festa das Mães, Festa da Família, Natal Aquático).