ATUALIZAÇÃO SOBRE O MUNDO DA NATAÇÃO INFANTIL
13h30 às 14h30
Sandra Rossi e Rafaele Madormo
Idealizadores do congresso
PALESTRA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE PROFISSIONAIS DE NATAÇÃO INFANTIL (ABPNI)
14h30 às 15h30
A ABPNI está completando seu primeiro ano de vida e mostrará nesta palestra o trabalho que vem realizando para o desenvolvimento da natação infantil brasileira.
ENSINANDO NATAÇÃO NO SÉCULO XXI
15h45 às 17h00
Robert Strauss (EUA)
Com os novos tempos é necessário adaptar os processos de ensino a essa nova realidade. Coach Robert Strauss mostrará a sua visão de como isso deve ser feito.
FATORES QUE REGULAM A ATENÇÃO TÔNICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
17h00 às 18h15
Claudia Galvani
A importância do desenvolvimento neuropsicomotor da criança no aprendizado da natação, assim como, a influencia do sistema límbico nos momentos de decisão no processo de aprendizagem da natação ou na automatização dos movimentos. Como embasamento teórico e pratico, os fatores psicomotores responsáveis pela estruturação e manutenção da atenção tônica com foco na tonicidade motora, cognitiva e afetiva no cotidiano da natação.
PALESTRA DO PARTICIPANTE – INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS
18h15 às 19h0
Keila R. G. Pereira
O estudo se propõe a comparar o desenvolvimento motor de bebês participantes e não participantes de programas de atividades aquáticas e relacionar o tempo de prática no programa aquático com o desenvolvimento motor.
PROGRAMAS DE ENSINO DE NATAÇÃO, UM TOUR PELO MUNDO
08h00 às 09h15
Steve Graves (EUA)
Tenha contato com programas de seis continentes. Saiba como bebês e crianças são ensinadas a nadar em diversos países do mundo. Saiba mais sobre os diferentes filosofias, instalações, professores e métodos de ensino.
TEMPO DE DESCANSO ENTRE AS ATIVIDADES FUNDAMENTADO NA FISIOLOGIA PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM
09h15 às 10h30
Fabrício Madureira
O organismo infantil possui características fisiológicas ímpares para diferentes sistemas como o cardiovascular, respiratório e muscular. O conhecimento destas diferenças irá potencializar uma aplicabilidade mais efetiva das suas estratégias de aula no processo de ensino das habilidades do nadar e sem dúvida, o conceito de prover saúde através da natação ganhará mais força em suas sessões de estimulação aquática.
QUAIS SÃO E COMO LIDAR COM OS TEMPERAMENTOS DAS CRIANÇAS
10h45 às 12h00
Leandro Kao
A palestra tem como objetivo apresentar as principais características dos quatro temperamentos das crianças, fornecendo conceitos para que o participante comece a perceber a infl uência desses temperamentos nas relações entre as crianças e professor durante o processo de aprendizagem.
A RELAÇÃO ENTRE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E HABILIDADES AQUÁTICAS FUNDAMENTAIS NA BUSCA DA AUTONOMIA AQUÁTICA.
13h30 às 14h4
Paulo Poli
O principal questionamento sobre o corpo, no meio líquido, está relacionado à busca de autonomia. Muitas vezes procura-se responder a esta questão pelo relacionamento das habilidades motoras fundamentais com os exercícios propostos nas aulas de natação. Entretanto, isso não é sufi ciente, pois do ponto de vista sensorial e psicomotor, o estar na água é diferente de estar em terra.
METODOLOGIA AMARAL PARA A NATAÇÃO INFANTIL
14h45 às 16h00
Célio Amaral
Apresentação do trabalho realizado nas três piscinas específi cas para a natação pré-escolar. Piscina de Bebês (de 2 a 3 anos e meio), Piscina Pequena (de 3 anos e meio a 5 anos e meio) e Piscina Infantil (de 5 anos e meio a 7 anos e meio).
COMO AS ATIVIDADES LÚDICAS PODEM INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
16h00 às 17h15
Ana Cláudia Ribeiro
Sabendo que o brincar é um dos maiores prazeres da infância, vamos analisar os benefícios que obtemos ao propor atividades com estímulos adequados e bem direcionados às crianças e refletir sobre as estratégias que podem ser utilizadas para motivar nossas aulas.