Programação
3º Congresso Brasileiro de Natação Infantil

Substratos neurofuncionais da psicomotricidade e a natação

13h30 às 14h30

Beatriz Loureiro

A aprendizagem da natação para bebês e crianças à luz da Psicomotricidade, não vê tal experiência somente como uma iniciação esportiva. É necessário assegurar a quantidade do valor envolvimental, propiciando a criança uma vivência na água de prazer, respeitando seus padrões de desenvolvimentos cognitivos, afetivos e motores.


Diretrizes Internacionais de primeiros socorros na água

15h45 às 17h15

David Szpilman

Propiciar as bases teóricas e práticas de salvamento aquático e primeiro socorros a profissionais e atletas do meio aquático, tornando mais seguro o lazer e o esporte, reduzindo o número de morte por afogamento. O material didático da palestra é fundamentado nas novas diretrizes internacionais de primeiros socorros na água, estabelecido no Congresso Mundial de Afogamento, ocorrido na Holanda em Junho de 2002 e em Porto – Portugal em Junho de 2007, do qual o Dr. David Szpilman foi o “Chairman” e responsável técnico.


Palestra do Participante – Programa Criança Movimente-se Mais!

17h15 às 18h00

Chlerismar A. Ferreira

Foi desenvolvido pela Academia Viva Água para combater a falta de atividade física das nossas crianças, de 6 a 12 anos, especialmente as sedentárias ou que estão com excesso de peso. As aulas são compostas por atividades aquáticas e terrestres. As crianças contam ainda com o acompanhemtno de uma equipe multiprofissional composta por profissionais de educação física, pediatras, nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas.

A Arte de Administrar a Relação com os Pais

08h00 às 09h15

Sandra Rossi Madormo e Karen Zebine Cueto Camargo

Nesta palestra será mostrado como o professor / coordenador deve se comunicar com os pais nas diversas situações do cotidiano para transmitir informações e fazer ajustes em tudo que possa refletir na aula, visando estabelecer uma relação de parceria e confiança para o desenvolvimento da criança.


Natação Infantil na América do Norte

09h15 às 10h30

Maria de Lourdes Cisneros de Hernández (Lulú Cisneros) – México

Oferecer um panorama geral das formas de trabalho em natação infantil no México, Estados Unidos e Canadá, de maneira que os participantes possam ter uma ideia das diferentes metodologias de trabalho e sua possível aplicação em seu trabalho diário.


Natação, Alimentação e Desenvolvimento

11h00 às 12h15

Márcia Daskal

Aspectos que serão abordados durante a palestra: alimentação, crescimento e desenvolvimento, alimentação infantil nos dias de hoje, características fisiológicas e requerimentos específicos do público infantil, alimentação e o rendimento esportivo e particularidades da nutrição esportiva na natação.


A importância da música na natação para bebês e crianças

13h30 às 15h00

Roseli Lepique

A música é uma função essencial e necessária do homem que surgiu através da interdependência e necessidade de expressão e comunicação exercendo uma marcada influência sobre sua conduta e suas funcões fisológicas. Sabemos que o estímulo sonoro condiciona as reações aprendidas do sujeito durante sua vida e que essas reações começam deste a estapa intrauterina. Sendo assim, que feitos o estémulo sonoro (as canções, as músicas, etc) pode produzir na natação para bebês e criancas? Como oferecer estímulos musicais adequados que otimizem o trabalho psicomotor realizado na natacão para bebês e criancas? Como utilizar cancões ou músicas instrumentais? Que contribuições a coordenação rítmicas oferece ao aperfeiçoamento dos movimentos básicos na natação para bebês e crianças?


Como fazer a transição do aprendizado para a competição

15h00 às 16h15

Fernando Cauduro

A transição do aprendizdo para o treinamento esportivo deve ser feita respeitando a prontidão física e emocional da criança. Conhecer e entender as demandas competitivas da modalidade é importante para que o professor saiba as necessidades do aluno e possa planejar adequadamente a aula/treino. Esse conhecimento também é importante para orientar os pais. A detecção, identificação e seleção nesta fase de inciação competitiva. Porém, é vital analisar que a detecção é apenas parte do processo de um planejamento a longo prazo.


A nova visão da natação infantil em uma academia de rede

16h15 às 17h30

Marcelo Augusto Lopes

A Natação Infantil vem ganhando um espaço cada vez maior nas academias de rede, tornando-se um diferencial, para isso, novos conceitos e estratégias estão sendo utilizados, dia após dia, para despertar a paixão das crianças pela natação. Vamos apresentar como outras culturas e negócios podem contribuir para a construção desta nova visão.

© Copyright 2009-2013 INATI - Instituto de Natação Infantil. Todos os direitos reservados.