A Organização das Função Respiratória e a Água
13h45 às 15h15
Martha Sanz (Argentina) e Magdalena Sans (Argentina)
A organização da função respiratória na superfície e na imerção, desde o nascimento até a independência aquática para crianças de 3 anos.
Metodologia da Escola de Natação Energia da Aprendizagem a competição
15h45 às 17h00
Marlise Paes da Cunha de Magalhães Geri (RS)
A abordagem do tema pretende apresentar alternativas de fidelização do público infantil, o qual vem se mostrando como um grande desafio aos profissionais de Educação Física que desejam manter o interesse das crianças nas aulas de natação e, com isto, sua permanência na escola desde bebê até a adolescência.
Banho, Prazer e Natação
17h00 às 17h30
Sandra Rossi Madormo
Sabemos que o banho interfere diretamente no processo de adaptação e aprendizagem da natação para bebês e crianças. Abordaremos aspectos importantes de como orientar os pais a realizarem o banho desde o nascimento e também para crianças com medo de água, tornando o banho uma fonte de prazer e não apenas um momento de limpeza.
Projetos pedagógicos: Uma Nova Metodologia para a Natação Infantil
17h30 às 18h00
Cybele dos Reis Guimarães
Construir um planejamento para natação infantil utilizando este recurso tão atual que são os Projetos Pedagógicos poderá não somente trazer uma nova perspectiva para as aulas de natação infantil como criar uma nova vantagem competitiva no mercado do fitness infantil. Tópicos: A Teoria Montessoriana como estruturadora do pensa pedagógico, O universo infantil e a construção da cognição, Multidisciplinariedade no planejamento da natação infantil, Projetos Educacionais e como usá-los nos planejamentos de natação infantil.
Efeitos Físicos e Emocionais da Cobrança de Resultados Precoces
08h00 às 09h15
Dr. Marcelo Baboghluian (SP)
A estimulação apresenta vantagens no desenvolvimento das crianças, porém, a exposição precoce ao treinamento e a estresse competitivo pode levar a repercussões não desejáveis, seja do ponto de vista físico, seja do ponto de vista motivacional. A apresentação visa rever parte da fisiologia da resposta ao exercício e o impacto do estresse sobre estas variáveis.
A Influência da Natação Infantil no Andar, Falar e Pensar.
09h15 às 10h30
Beatriz A. E. Padovan (SP)
Três atividades, Andar, Falar e Pensar, definem o Ser Humano como tal: é o ser que anda ereto, que tem uma Fala codificada (cada grupo étnico tem uma linguagem própria, como o Português, Alemão, Inglês, etc…). E é o ser que Pensa (tem ideias novas, faz comparações, análises, deduções e julgamento). De acordo com R. Steiner, estas três atividades se desenvolvem a partir do mesmo PROCESSO neurológico e dependem do amadurecimento adequado do SNC (sistema Nervoso Central). Sabe-se que a NATAÇÃO é o esporte mais completo, levando o corpo todo a trabalhar em perfeita harmonia e exige uma coordenação motora muito refinada, também adquirida pelo amadurecimento adequando do SNC.
MESA REDONDA: Natação e Saúde
11h00 às 12h15
Dr. Fernando César Barros (SP), Dra. Maria Lúcia Contreras (SP), Luciana Mendoça Silva (SP), Beatriz A. E. Padovan (SP) e Dra. Rosely Pereira Rangel Fraga Burgo (SP)
No dia a dia os professores se deparam com situações que demandam um conhecimento mais amplo na área da saúde. Nesta mesa redonda serão respondidas questões sobre: otorrinolaringologia, psicologia, nutrição, pediatria e fonoaudiologia. Essa é uma oportunidade única para esclarecer suas dúvidas.
Natação Infantil para Hiperativos e Portadores de Síndrome de Down
13h30 às 14h45
Jocian Machado Bueno (PR)
O tema abordará a prática de natação infantil desenvolvida nas turmas regulares de natação, e na qual inclui alunos com necessidades educacionais especiais, e dentre eles os hiperativos (crianças com TDAH) e com a Síndrome de Down. Assim apresentará desde a sua caracterização, suas necessidades específicas, de que forma a natação promove o seu desenvolvimento e de que maneira se deve explorar uma natação inclusiva, apontando as principais oreintações para que o professor promova uma nataçao de qualidade e que atenda a todos os alunos, desde as turmas de bebês, primeira infância, tanto da fase de adaptação quando de aprendizagem e aperfeiçoamento dos estilos de natação.
A Influência da Postura Proifissional sobre o Processo da Aprendizagem na Natação Infantil
15h00 às 16h15
Renata Rodrigues (RJ)
O mercado da natação infantil é o que mais cresce nos últimos tempos, hoje além das competências técnicas necessárias o profissional tem que dominar e conhecer as ferrametnas importantes que o farão do seu currículo um destaque e o torne cada vez mais especializado. O mundo mudou! As crianças também e o nosso papel vai muito além do ensinar a nadar. Somos educadores aquáticos! O que o mercado espera do profissional que atua com natação infantil? Quais as competências e habilidades que são a chave para o sucesso? Como estar especializado? O que é o ensino da natação infantil no século XXI?.
Metodologia Birthlight
16h15 às 17h30
Shawn Tomlinson (Inglaterra)
Através dos reflexos primitivos e movimentos naturais e orgânicos de balanco, flutuação, coordenação e rotação, criamos conexões, neurológicas que facilitam a assimilação das crianças evitando o movimento mecânico, desenvolvendo assim uma plataforma segura para a natação infantil.