SEXTA-FEIRA – 06 DE ABRIL
Curso 1 – Os aportes na neuropsicologia para que a aprendizagem da natação infantil ocorra
09h00 – 13h00
Jocian Machado Bueno – Paraná
A relação entre as neurociências e a aprendizagem na natacão.
Sobre o processo de aprender na realidade atual.
As sensações e as emoções, um capítulo à parte na aprendizagem.
A metacognição e a ação do professor na mediação e nas propostas adequadas.
As relações e a conquista do movimento aprendido.
Curso 2 – Imersão na Imersão
14h00 – 18h00
Sandra Rossi Madormo – São Paulo e Fabrício Madureira – Santos
Neste curso abordaremos tudo sobre a imersão e a emersão em bebês e em crianças em fase de adaptação: Porque, como e quando fazer. Análise sobre formas diferentes de realizar, duração e progressão. Também será uma oportunidade de muita reflexão e questionamentos sobre mitos e verdades como otites, hiponatremia, termorregulação, entre outros.
Mini Curso – Segurança Aquática: mais do que uma aula, uma filosofia
19h00 às 21h00
Rafaele Madormo – São Paulo
A proposta é discutir a importância da adoção da segurança aquática como filosofia para os profissionais e os empresários da área aquática. Pontos que serão abordados: conceitos, camadas de proteção, o que compõe uma aula de segurança aquática, comunicação, causa social e posicionamento estratégico, entre outros.
SÁBADO – 07 DE ABRIL
Curso 3 – “Professores deixem as crianças em paz”*: bases pedagógicas múltiplas para um programa aquático educativo.
08h00 – 12h00
Hugo Lavalle – Itália
Quem são as crianças com quem trabalhamos? Quais são as famílias esperadas de um programa aquático para crianças de todas as idades (0 a 10 anos)? Quais os papéis que os adultos têm nesses programas (professores e pais)? Que lugar a criança ocupa no aprendizado? Quem e por que você escolhe os conteúdos e as atividades? Qual a importância que damos às comunicações das crianças? Quais objetivos dos cursos para crianças com deficiência? Estas são algumas das reflexões que abordaremos no curso pré-congresso, a partir de diferentes teorias de aprendizagem como as de Dott, Pickler, Montessori, Isaacs e o modelo Reggio.
*Título do curso baseado na música de Pink Floyd “Teachers leave those kids alone”