Programação
7º Congresso Brasileiro de Natação Infantil

Abertura

13h30 ÀS 13h50

Pequenos nadadores e seus talentos

13h50 ÀS 14h10

Entrega dos certificados aos expositores dos pôsteres

14h10 ÀS 14h30

Reflexão da natação dos 8 aos 12 anos e a sua história com a natação

14h30 às 15h30

Gustavo Borges

Nesta palestra o medalhista olímpico Gustavo Borges abordará como este período é importante na vida social da criança e como o profissional deve agir para não desmotivá-la. O objetivo é que ela continue nadando e, quem sabe, se tornar uma atleta de natação. Gustavo vai contar como viveu este período de sua infância, o que isto impactou na sua opção como nadador e na criação da sua metodologia.


Prevenção de acidentes em piscinas

15h40 às 16h40

David Szpilman

Nesta palestra serão abordados os seguintes tópicos: segurança aquática especificamente em piscinas, estatísticas de afogamento em piscinas, procedimentos de prevenção, procedimentos em caso de acidentes, equipamentos necessários para as escolas de natação, esclarecimentos sobre a lei em tramitação no congresso e sobre a campanha Piscina + Segura.


As consequências de deixar a criança ser o centro da família

17h00 às 18h00

Marcia Neder

Além das complicações na vida dos filhos, como dificuldade de socialização e insegurança, deixar a criança comandar a dinâmica familiar pode prejudicar e muito o casal, além de atrapalhar todo o desenvolvimento da criança. Esta palestra abordará como os professores devem lidar com estes “reizinhos” e seus pais durante as aulas.


Palestra do Participante:
Existe associação entre a prática da natação no inverno e doenças respiratórias

18h10 às 18h40

Juliana Miyaki da Silveira e Marcia Cristina Sanchez

Não existe um consenso na literatura se a prática de natação no inverno aumenta a incidência de doenças respiratórias, por isso nosso objetivo foi: verificar se existe associação entre a prática de natação no inverno e doenças respiratórias, afim de oferecermos uma orientação multidisciplinar entre educadores físicos e médicos para os pais e diminuirmos a evasão das crianças nas aulas de natação neste período para mantermos a evolução do processo de aprendizagem da natação, índices satisfatórios de retenção, otimização da piscina e sua rentabilidade.

O profissional de natação infantil e a nova visão de sua importante missão

8h30 às 9h30

Sandra Rossi Madormo e Rafaele Madormo

A natação infantil tem ganho espaço no Brasil e no mundo e as demandas para os professores são diferentes do que eram há alguns anos. Quais as competências e postura necessárias para os profissionais que querem ter sucesso nessa nova realidade? A palestra vai ser norteada na busca da resposta a essa pergunta.


Características das diferentes formas de desenvolver as atividades aquáticas para bebês

9h40 às 11h10

Eduarda Veloso e Carlos Santos

Nesta palestra serão abordados diferentes programas de educação aquática para bebês, partindo de uma sistematização desenvolvida na França em 1991, à qual Carlos e Eduarda juntaram o conhecimento e experiência internacional que têm vindo a coletar, possibilitando assim, uma reflexão do profissional para se situar, face à avaliação e comparação das diferentes formas de trabalho propostas.


A importância de conhecer o primeiro e o início do segundo setênio para ministrar aulas de natação

11h30 às 12h30

Audrey de Cássia Pellegrini Correia

O objetivo é apresentar os pontos mais importantes do primeiro e segundo setênios, em relação ao desenvolvimento infantil, segundo Rudolf Steiner, e o impacto que o trabalho inadequado destas fases, pode acarretar na vida do ser humano.


O que é mais importante: técnica ou sensibilidade?

14h00 às 15h00

Marcus Torres

Será abordado o que isto influencia no processo de aprendizagem e aperfeiçoamento dos nados com o professor tendo conhecimento desta diferença. O objetivo do futuro atleta é o máximo de eficiência nos nados e para isso torna-se necessário dar a ele condições de experimentar e aprender o máximo do seu corpo na água.


Transformando um problema em um diferencial competitivo – Sumaré Sports

15h10 às 16h10

Claudia Melen e Amilcar Pappiani

Nesta palestra conheceremos o “case da piscina aquário” e quais situações que este ambiente diferenciado proporciona para as aulas. Também será abordada a metodologia da Sumaré Sports (divisão dos níveis, objetivos, como é realizada a mudança de nível). Além disso apresentaremos outras formas de atividades que tem como objetivo mais do que a natação (Semana da Sensibilização, Semana de Segurança Aquática, Semana da Natação em Silencio, Semana de Férias, Festa dos Pais, Festa das Mães, Festa da Família, Natal Aquático).

© Copyright 2009-2013 INATI - Instituto de Natação Infantil. Todos os direitos reservados.