Cursos Pré-Congresso
11º Congresso Brasileiro de Natação Infantil

SEXTA-FEIRA – 05 DE ABRIL

Curso 1 – Aptidão motora e natação

09h00 – 13h00

Claudia Mendonça de Barros

Neste curso será abordado o seguinte conteúdo:

  • Desenvolvimento nas diferentes faixas etárias dos parâmetros da aptidão motora (equilíbrio, coordenação, velocidade, agilidade e potência).
  • Relação entre a aptidão motora e os aspectos psicossociais, cognitivos e perceptivos.
  • O ensino da natação, levando-se em conta os parâmetros da aptidão motora.


Curso 2 – Natação inclusiva: da iniciação a competição paralímpicas

14h00 – 18h00

Síndrome de Down (T21) e a Natação – Ana Cristina Faria

Características e cuidados para a aula de natação da criança com síndrome de Down: criar novas oportunidades de aprendizagem. A natação como ferramenta inclusiva: como identificar, valorizar e desenvolver o potencial de todos os alunos com oportunidades para a criança com síndrome de Down. Interdisciplinaridade: o professor de natação participativo com familiares e profissionais de saúde.

Transtorno do espectro autista – André Soares Trindade
  • Conhecimentos Básicos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo
  • Como identificar o potencial dos alunos durante as aulas de Natação?
  • Como iniciar a inclusão de alunos com TEA nas aulas de Natação em grupo?
Natação Paralímpica – como receber este aluno e começar o trabalho – Fabiano Quirino

Quando falamos em iniciação na Natação Paralímpica, temos que pensar na Inclusão Social, precisamos olhar para o aluno como um todo. Primeiro a inclusão da pessoa, depois o atleta e por último o Nadador Paralímpico. Por isso é necessário que o profissional tenha conhecimentos básicos em:

  • Tipos de deficiência e deficiências secundarias;
  • Iniciação adaptada e aprimoramento técnico;
  • Detecção de talentos.


Mini Curso – Quebrando paradigmas na formação esportiva das crianças de 8 a 12 anos

19h00 às 21h00

Thiago Budicin e Mirco Cevales

Com as experiências, vivencias, pesquisas e estudos ao longo dos anos, já está bem consolidado que o desenvolvimento de jovens atletas deva ser conduzido com muita cautela e atenção, focando não apenas no resultado final, mas, sim em vários aspectos dentro e fora das piscinas.


SÁBADO – 06 DE ABRIL

Curso 3 – Neurociência e natação

08h00 – 12h00

Claudia Alessandra Hoffelder

A neurociência tem por objeto de estudo a atividade cerebral relacionada as nossas sensações, sentidos, comportamento e emoções. Luria, psicólogo especialista em psicologia do desenvolvimento, dividiu didaticamente o cérebro. Neste curso, entenderemos melhor essa divisão, onde a natação contribui no desenvolvimento humano, como a informação é processada e como ajudar o aluno a se interessar pela aula.

© Copyright 2009-2013 INATI - Instituto de Natação Infantil. Todos os direitos reservados.